Apesar de gostar de quase todos os tipos de animais, sejam domésticos ou selvagens, é incontestável meu amor por cães e principalmente pelos da raça Pastor Alemão, pelo que aqui irei descrever temas diversos relacionados a esta espécie do reino animal, quer no âmbito da sua criação como também caraterísticas específicas tanto no geral como de raças em particular.
Não quero de alguma forma considerar-me um expert sobre o tema e, simplesmente compartilhar experiências acumuladas ao longo dos tempos e dicas interessantes colhidas daqui e dali, na expectativa que possam vir a ser úteis ou quiçá apenas para contribuir no seu conhecimento sobre este animal que vem acompanhando o homem ao longo dos tempos e na melhor das hipóteses confirmar ou desfazer dúvidas ou tabus que possa haver quanto aos temas a abordar.
Além do atrás descrito é possível que vez por outra tenha alguma história a relatar por mim vivida ou presenciada.
Desde já agradeço a atenção e tempo que possam vir a dispensar para ler o pouco ou muito que eu venha aqui a publicar.
Turbo FM
Algumas características do Pastor Alemão
Apesar dessa expressão de cachorro grande, calmo e dócil, o Pastor Alemão demonstra diversas habilidades e é preciso estar preparado para tanto pique. Veja os destaques de suas características.
1. É inteligente e fácil de ser adestrado
Você pode ensinar muita coisa ao seu cão, já que ele aprende com facilidade.
Os Pastores Alemães . Você pode ensiná-lo o que é certo e errado dentro de casa e ele vai entender e obedecer sem muita dificuldade de aprendizado.
Essa raça precisa de um local espaçoso, visto que é bastante ativo. Exercícios físicos constantes também são indicadas para que o animal se mantenha saudável e treine suas habilidades.
Não é à toa que, entre 79 raças de cães publicadas em Inteligência Canina, essa raça de cachorro ocupa o 3º lugar do ranking!
2. É cão de guarda e companheiro
Adoram crianças, são protetores da família, leais e companheiros do dono.
O tamanho e porte do animal já dizem tudo: ele serve como um ótimo cão de guarda que vai proteger sua família com unhas e dentes, e, ao mesmo tempo, é extremamente confiável (não há surpresas com ele!).
Apesar de ter esse porte atlético e essa coragem, o Pastor é bastante companheiro e leal ao seu dono, necessitando de atenção moderada e também cafuné (não ache que porque ele parece durão não vai querer um carinho de vez em quando).
Pastores adaptam-se bem a outros animais, desde que criados juntos, pois podem estranhar muito os desconhecidos. Adoram crianças e são bastante dóceis.
3. É uma das raças utilizadas para cães-guia
É um ótimo cão-guia, pois é extremamente obediente, confiável e tem excelente senso de direção.
Devido ao seu nível de inteligência, adaptação e adestramento, o Pastor Alemão é um ótimo cão-guia.
Assim, você já sabe que ele é do tipo que não se perde fácil e possui uma ótima percepção para andar em lugares diferentes, sempre atento a tudo que está à sua volta.
4. É um excelente cão policial
O Pastor é um dos mais famosos cães policiais devido à sua capacidade de aprendizado e habilidades para encontrar pessoas e fazer policiamento.
Esses cães participam de atividades como policiamento a pé, controle de rebeliões, localização de indigentes e pessoas perdidas.
5. Adapta-se facilmente
Pode adaptar-se em vários ambientes ou climas.
Essa raça possui facilidade em adaptar-se a diversos ambientes e terrenos, sejam lisos, planos, inclinados etc. Além disso, suporta tanto o clima quente quanto o frio. ealmente, estão dispostos para o que vier.
Desde que haja espaço em sua casa, ele poderá ficar bem. Devido ao porte e nível de atividade, mesmo que seja adaptável a diversos ambientes, não é ideal para apartamentos, já que pode se sentir sufocado e sem espaço.
Vale lembrar que, ao selecionar o criador ou o canil em que vai comprar ou adotar o seu Pastor Alemão, você deve se preocupar com o Pedigree, que é uma garantia da sua linhagem. Com a popularização da raça, há 2 décadas, infelizmente apareceram muitos criadores não profissionais que não presam pela qualidade e saúde de suas linhagens.
Isso explica também a variação de preços de um filhote e suspeite de negócios "bons demais para serem verdade".
Como é um cão de grandes habilidades, cabe ao proprietário definir o que quer do animal, cuidando para que seja feito um treinamento específico. Quem já possui conhecimentos, pode fazer isso em casa, mas, para desenvolver grandes treinamentos, um profissional é o mais indicado, objetivando aproveitar todas as características da raça.
Em resumo, o Pastor Alemão possui ótima capacidade de adestramento, sendo utilizado como cão-guia, cão policial e cão de guarda. É um ótimo companheiro, sempre fiel ao seu dono, e que se adapta em vários ambientes.
Fonte: Flávia de Carvalho
Quais as frutas que nossos pets podem
e não podem comer...
Se é amante de cães da raça pastor alemão,
aqui vai uma tabela para o orientar se o desenvolvimento d
e seu cão está decorrendo dentro da normalidade
Guarda costas
Para ser um bom guarda-costas o cão deve garantir proteção ao dono em locais públicos, sem se lançar a ataques desnecessários. Quando bem adestrado, o Pastor Alemão desenvolve uma intimidade tão grande com o dono, fica tão confiável, que em certas ocasiões pode andar solto a seu lado. O Pastor Alemão é capaz de entender sinais sutis, como um barulho da boca do dono, um estalar de dedos, um olhar, um pequeno gesto. A um comando desses pode atacar, interromper o ataque, ser repreendido.
Tanto na rua como em seu carro, o Pastor Alemão aceita a aproximação de estranhos sem reagir. Mas, caso a pessoa vá em direção ao dono com gesto de ataque, prepara-se imediatamente para o ataque. E, ao perceber perigo iminente, ataca sem piedade — sua pervepção de perigo é de 100%.
O Pastor Alemão reage velozmente a estímulos externos; é capaz de desequilibrar o atacante em fração de segundos e imobiliza o infeliz do atacante até a voz de comando de seu dono para soltar. A precisão e a rapidez do Pastor Alemão são seus pontos fortes.
É a raça ideal para quem quer realmente ter um guarda-costas com excelente temperamento, que convive bem com crianças, que na rua não está nem aí para quem está passando e nem liga para cachorros latindo (certos atacantes soltam, por exemplo, cães para correrem para que o Pastor os sigam e, assim, o atacante fica tranquilo para assaltar o dono do cão). Por tudo isso ele é considerado o cão mais atento, o que tem mais sentido de guarda, literalmente falando, e o mais versátil dos considerados cães-de-guarda.
Passear de carro com um Pastor Alemão, nem que seja para lhe acompanhar até um supermercado, por exemplo, lhe oferece mais segurança. E se algum lugar proibir a entrada de animais, o Pastor Alemão te espera tranquilamente do lado de fora.
O Pastor Alemão é a raça ideal para quem não quer um cão-de-guarda que amedrontre as pessoas, que seja violento, que devore o portão quando vê alguém passando em frente, que tem que ser preso quando chega visitas etc.Procure sempre um adestrador de confiança.
Texto de Flávia de Carvalho