Antibióticos naturais
De início e uma vez que nosso sistema imunológico por vezes tem sido atacado por vírus ou bactérias, que geralmente são tratados ou combatidos com antibióticos que, além de nos fazer gastar muito dinheiro por vezes deixam de fazer efeito por nosso organismo criar resistência aos mesmos principalmente quando o seu uso é constante, além de nos poder trazer outros efeitos colaterais, quero aqui convosco compartilhar e recomendar o uso de alimentos que têm as mesmas propriedades e chegam a ser muito mais eficazes e saudáveis.
Assim vou deixar aqui descritos alguns destes produtos que devemos tornar como "habitués" na nossa alimentação.
Açafrão
Muita gente considera que nenhum outro alimento tem atividade antibiótica maior que o Açafrão (açafrão da Índia, cúrcuma ou açafrão-da-terra). O açafrão cúrcuma dará uma maior resistência do seu corpo (se possível combinado com pimenta-do-reino ou na falta desta com a branca, preta ou rosa) .
Gengibre
O gengibre é muito potente para combater infecções e aliviar dores. Você pode tomá-lo como chá ou adicioná-lo em sumos ou outros alimentos (na falta de fresco pode utilizar em pó).
Alecrim
O alecrim possui intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. O chá de alecrim ajuda a combater os germes que podem invadir o organismo e causar infecções.
Canela
Os óleos essenciais da canela são poderosos no combate a vírus, bactérias e fungos.
Procure consumir canela das mais diversas formas (chá, em frutas , em sumos ou em outros tipos de sobremesas…) e pouco a pouco construirá uma forte proteção contra infecções.
A canela deve ser evitada durante a gravidez e é contraindicada para quem tem pressão alta.
Alho
Ele elimina as bactérias que estão alojadas no nosso sangue e ajuda a manter nosso sistema imunológico forte. Ele tem forte ação antibiótica e uma grande quantidade de antioxidantes.
Cebola
Graças à sua elevada percentagem de enxofre e flavonóides, é excelente para problemas respiratórios, como gripe, bronquite e faringite.
Limão
A elevada percentagem de potássio e vitamina C do limão faz com que seja um forte antibacteriano. A fruta pode ser consumida pura ou na forma de suco com um pouco de mel.
Mel
O mel é especial para combater infecções e suas enzimas ajudam a eliminar as bactérias.
Folhas de oliveira
Ela têm uma incrível capacidade de destruir uma grande variedade de vírus, fungos e bactérias. Este potente antibiótico natural pode ser tomado para ajudar a combater todos os tipos de infecção.
Vinagre de maçã
Ele contém ácido málico, uma substância exterminadora de vírus e bactérias. O vinagre de maçã, consumido regularmente, age fazendo uma limpeza e evitando a proliferação de microrganismos patogênicos no nosso organismo.
O vinagre também é utilizado como desinfetante de alimentos, materiais culinários e em outros tipos de higienização e no combate a fungos e micoses de pele e, para este efeito também utilizado em cães desde o antigamente nos quais também serve como repelente de pulgas e carraças.
Observação
Alimentos que são verdadeiros antibióticos naturais não oferecem risco á saúde e
devem ser usados de forma regular numa rotina que visa à prevenção e
podem não só inibir infecções bacterianas, virais e fúngicas, mas também minimizar a necessidade de antibióticos farmacêuticos, com seus efeitos secundários adversos.
A ação é lenta e gradativa, porém com baixíssima taxa de risco.
Propriedades Medicinais da Fruta
A fruta é um dos alimentos imprescindíveis na alimentação do ser humano. Apesar de ser importante para o nosso organismo, a fruta contribui também com diversas propriedades medicinais.
A fruta é extremamente importante para o organismo do ser humano. Não é por acaso que os médicos e especialistas nessa matéria aconselham aos seus pacientes o seu consumo diário. Assim, e existindo diversos géneros de frutos, é imprescindível que se varie na fruta e que, tal como outro qualquer alimento, seja consumida em quantidades moderadas e variadas.
As frutas possuem propriedades medicinais específicas, indicadas para combaterem determinadas doenças ou problemas que possam surgir no organismo humano.
A amora, por exemplo, é extremamente purificativa, digestiva, calmante e diurética. A amora é aconselhável especialmente a todas as pessoas que tenham problemas de reumatismo, gota ou de artrite.
Para as pessoas com prisão de ventre, bronquites, ou com problemas na próstata ou bexiga, o indicado será o abacaxi. Além destas acções, o abacaxi é também muito recomendado a todos aqueles que têm falta de memória, e que são muitas vezes invadidos pela melancolia ou tristeza.
O figo e a ameixa são duas das frutas mais indicadas para pessoas com prisão de ventre. Excelente laxante, a ameixa é também indicada para infecções urinárias, hemorróidas, problemas respiratórios ou para a hipocondria. O figo, sendo também um excelente laxante, está recomendado para problemas digestivos, muito bom para o fígado, inflamações da boca, gengivas, catarro ou bronquites. O figo é também um eficaz diurético e depurativo do sangue.
A banana, outro fruto muito consumido, traduz-se por possuir capacidades medicinais na ordem dos problemas renais, fígado ou de estômago. Insónias, dores de cabeça constantes ou distúrbios no sistema nervoso são mais algumas das acções que as bananas protagonizam. Para neutralizar os ácidos do organismo nada melhor do que cerejas. Reumatismo, gota, artrite, arteriosclerose, diarreia ou problemas intestinais são alguns dos campos nos quais a cereja permite deixar mostrar as suas propriedades, embora não nos possamos esquecer do excelente depurativo e remineralizante que a cereja representa.
Quando se está com uma forte diarreia, as folhas do morango são excelentes para atenuar esse problema. O morango é uma das frutas com um vasto leque de propriedades medicinais, que se aglomeram não só no fruto em si, como também na folha e raiz. O morango é muito eficaz para pedras na bexiga, gota, possui propriedades anti-úricas, aconselhável para o catarro, indicado para o artritismo ou para as afecções hepáticas.
A laranja ou a tangerina são outro dos frutos que muito se apela ao seu consumo. Permitindo acalmar a sede, a laranja é eficaz na secreção do suco gástrico e da bílis, sendo também muito recomendada para o combate à anemia. Este fruto apresenta também funções muito positivas para as vias respiratórias e asma, indicado para a pneumonia e equilibrando o sistema nervoso. Para a gripe, febre ou prisão de ventre, a laranja é também fortemente recomendada:
A melancia, fruto muito apreciado no Verão, é um excelente remédio para combater problemas de pele. É também indicada para problemas reumáticos, para além de limpar e lavar os intestinos na sua totalidade. O melão é mais uma fruta com propriedades medicinais amplas, refrescando, acalmando, e apresentando-se como um notável diurético e laxante. Aconselhável para problemas de fígado, o melão é recomendado para a febre tifóide, problemas no esófago, garganta, obesidade, reumatismo ou gota.
Muitas outras frutas apresentam capacidades medicinais extraordinárias como é o caso da uva, ideal para o coração, fígado, rim, intestino e pulmões, a pêra, vital para quem sofre de hipertensão arterial,
ou o pêssego, a peça de fruta que as pessoas com problemas de gota, nos pulmões e os diabéticos mais devem consumir.
Estas e outras peças de fruta podem fazer milagres para o seu organismo, ainda que, provavelmente, você não tenha conhecimento disso.
Lembre-se que sempre que comer uma determinada peça de fruta está a contribuir para uma zona ou órgão do seu corpo!
Propriedades Medicinais de Algumas Frutas
As frutas possuem um grande valor nutritivo, e também efeito medicinal. Elas estão entre os maiores agentes terapêuticos da natureza.
Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes,
outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções
intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos;
outras suprem as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais.
O poder medicinal das frutas é caracterizado para cada
espécie. Eis algumas constatações experimentais:
ABACATE - É usado contra o reumatismo, promove a eliminação
dos gases, digestivo, laxativo.
ABACAXI - Facilita a digestão, germicida, oxidante forte,
desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o
inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a
arteriosclerose.
ABIU - Combate as afecções das vias respiratórias.
AMEIXA - É purgativa, depurativa.
AMÊNDOA - É eficaz contra as enfermidades das vias
respiratórias e a irritação das vias urinárias.
ARAÇA - É calmante.
AZEITONA - A verde é adstringente, ao passo que a preta é
laxativa.
BANANA - Combate a diarréia, calmante, favorece a formação,
secreção e excreção do leite, combate a anemia.
CAMBUCÁ - É bom para o estômago.
CAQUI - É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os
catarros da bexiga.
CASTANHA - É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil
na diarréia das crianças.
CEREJA - É alcalinizante, remineralizante, combate a
desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
COCO - É calmante, combate a febre, combate os vermes, útil
nas inflamações intestinais.
FIGO - Combate as afecções das vias respiratórias, laxante,
tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações
e as queimaduras, e aliviar as dores e curar feridas.
FRUTA-DO-CONDE - É estimulante do apetite.
JENIPAPO - É indicado na má digestão e nas afecções do
fígado e do baço.
GOIABA - Combate a diarréia e os tumores.
GRUMIXAMA - É estimulante do apetite, reanimadora.
JABUTICABA - É estimulante do apetite, reanimadora.
LARANJA - Combate a falta da vitamina C, estimulante do
apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo,
calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia,
restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite,
depurativa, contra verminose, etc.
LIMA - É acalinizante e combate a falta da vitamina .
LIMÃO - O suco é estimulante do apetite, diurético, combate
a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico,
adstringente, curam feridas e combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate
as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo,
etc.).
MAÇÃ - Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções
das vias respiratórias. Alimento para o cérebro.
MAMÃO - É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer
os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as
dores e cura feridas, refrescante.
MANGA - É anticatarral, combate a falta da vitamina C,
depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.
MANGABA - É digestiva.
MARACUJÁ - É calmante e tem a propriedade de amolecer os
tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as
dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.
MARMELO - É adstringente, fortificante do aparelho
digestivo.
MELANCIA - É calmante, diurética, refrigerante.
MELÃO - É calmante e diurético.
MORANGO - É diurético, anti-reumático, alcalinizante,
combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão,
tônico para os nervos.
NOZ - É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso
em geral.
PÊRA - É diurética e abaixa a pressão.
PÊSSEGO - É um bálsamo para o estômago e um precioso
alimento para os diabéticos.
PITANGA - É refrigerante e antiberibérica. As folhas
combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes.
ROMÃ - As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou
solitária).
SAPOTI - É refrigerante.
TAMARINDO - É laxante e até purgativo.
UVA - É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática,
depurativa,diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.
Alimentos e Suas Vitaminas – Plantas Medicinais
Vitamina A (Retinol)
Fígado, rim, manteiga, gema de ovo, leite integral, creme de leite, leite desnatado enriquecido.
Caroteno (precursor da vitamina A)
Folhas verde escuras(espinafre, couve, rúcula, agrião, escarola), vegetais amarelo alaranjados como cenoura, abóbora, batata doce e frutas como mamão, damasco, pêssego, nectarina, manga. Quanto mais intensamente verde ou amarelo for o vegetal mais caroteno ele conterá.
Vitamina D (Calciferol)
Manteiga, gema de ovo, leite desnatado enriquecido, creme de leite, cereais enriquecidos, fígado, óleo de fígado de bacalhau, peixes oleosos. Lembrar que a vitamina D é produzida no nosso organismo pela pele quando exposta ao sol.
Vitamina E (Tocoferol)
Gérmen de trigo, cereais integrais, gema de ovo, creme de leite, manteiga, vegetais verdes, fígado, frutas oleaginosas (nozes, amêndoa, amendoim e pecã) e óleos vegetais (oliva, soja e milho).
Vitamina K
Vegetais de folhas verdes (couve, espinafre, agrião e alface), brócolis, aspargos, repolho e nabo. Queijos em geral, gema de ovo, fígado e aveia.
Tiamina (B1)
Gérmen de trigo, carne de porco magra, ervilhas, feijão, soja, amendoim, grãos integrais, fígado, vísceras, carnes, aves, peixes e gema de ovo.
Riboflavina (B2)
Leite, requeijão, queijo cheddar, requeijão, vísceras, carnes magras, ovos, vegetais de folhas verdes, pães e cereais enriquecidos.
Niacina
Feijão, ervilha, frutas oleaginosas, grãos integrais, cereais enriquecidos, leite, ovos, amendoim, carnes magras, vísceras, aves, peixes, levedo de cerveja,.
Piridoxina (B6)
Gérmen de trigo, farinha de aveia, grãos e cereais integrais, leguminosas, batata, banana, semente de girassol, atum enlatado, linguado, abacate, soja, carne do porco, vísceras.
Ácido Fólico
Vegetais de folhas verdes principalmente o espinafre, o aspargo natural e o brócolis. Outras fontes são: o levedo de cerveja carne, fígado, pão integral, gérmen de trigo, farelo de trigo, gema de ovo, batata e feijão.
Cobalamina (B12)
Alimentos protéicos de origem animal como carnes, vísceras (fígado e rim), leite e derivados, ovos, peixe e frutos do mar (ostras e caranguejo). (Informações especiais para vegetarianos: clique aqui )
Biotina
Couve flor, brócolis, batata, tomate, gérmen de trigo, levedo de cerveja, melado de cana, cogumelos, várias frutas (banana, melão, laranja, morango, etc).
Vitamina C
Frutas cítricas, folhas cruas, tomate, pimentão verde, couve de bruxelas, repolho, melão.