3 chavenas de camarão, 1 colher de sopa de margarina, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 cebolas picadinhas, 2 gemas de ovo ou se preferir 2 ovos inteiros, 2 colheres de chá de massa de tomate, 1,5 chavena de água da cozedura do camarão e refogado das cascas, 1,5 chavena de leite, gindungo a gosto e azeite e sal q.b.
Modo de Fazer
Coza e descasque os camarões e reserve as cascas e a água da cozedura. Em uma panela aloure 1 cebola picada e despeje os camarões descascados e refogue um pouco. Noutra panela refogue a outra cebola picada e despeje as cascas e refogue socando-as com a colher de pau e depois adicione pouco a pouco a água de cozedura do camarão e deixe refogar mais um pouco. Retire do lume e côe espremendo bem as cascas e meça uma chavena desta água e a mesma quantidade de leite e a massa de tomate e a colher de margarina e leve ao lume e quando estiver ligeiramente quente retire e misture a farinha aos poucos mexendo sempre e tempere com gindungo a gosto após o qual irá de novo ao lume até cozer a farinha em creme grosso. Retire, rectifique os tempêros e incorpore as gemas ou se preferir os ovos inteiros e por fim os camarões refogados.
OBS: se o creme fôr para rissóis ou pastéis convém refogar os camarões picados e uma parte pisada, se fôr para empadinhas pode deixar alguns ou todos inteiros e adicionará apenas as gemas dos ovos inteiros antes dos camarões e só no fim as claras mas batidas em castelo.
DICA: para as massas fritas os recheios devem ser mais espessos do que para os recheios de massas que vão ao forno e devem-se utilizar bem frios.